“Alcool/Drogas são fatais na condução” – 2001

0

p3p6p253p193 “Alcool/Drogas são fatais na condução” – 2001 O Instituto Português da Droga e da Toxicodependência e a Direcção Geral de Viação celebraram em 6/10/2000 um protocolo de cooperação que visa os seguintes objectivos:- Promover a prevenção do consumo de droga através da intervenção na comunidade tendo em conta, por parte do IPDT, os princípios enunciados na Estratégia Nacional de Luta Contra a Droga e a missão da DGV em promover a melhoria da segurança rodoviária; – Promover, lançar e executar campanhas de informação destinadas à prevenção da Toxicodependência e redução de comportamentos de risco nas estradas que potenciam o aumento dos índices de sinistralidade. Neste contexto foi elaborado pelas entidades signatárias do referido Protocolo um Plano de Acções para o biénio de 2001/2002 que contempla o desenvolvimento de uma Campanha de Prevenção a decorrer nos períodos de maior tráfego rodoviário, nomeadamente Natal, Passagem de Ano, Carnaval, Páscoa, e Férias de Verão.A Campanha a desenvolvida pretendeu divulgar mensagens de prevenção do consumo de álcool e drogas, designadamente no que diz respeito ao perigo da sua associação à condução de veículos:- Utilizando abordagens integradas das temáticas. – Tendo como referência a ideia de proximidade ao cidadão.- Utilizando meios de divulgação adequados ao público-alvo. As ideias-força integradoras compreenderam um enfoque na responsabilidade social dos condutores, a importância da vida como valor a preservar, bem como da família, apelando à ideia de individualidade, que se traduz no slogan “se não vês perigo o perigo és tu”.Com o fim de diversificar as estratégias de comunicação e de contemplar diferentes destinatários, conciliando o rigor da informação técnica com a simplicidade da mensagem divulgada, os meios informativos produzidos privilegiaram os seguintes suportes gráficos:- Cartaz de formato 50X70 cm com as mensagens – “se não vês perigo o perigo és tu” e “Álcool/Drogas são fatais na condução”. – Cartaz em formato A3, contendo as mensagens do anterior, a que acresce informação sintetizada sobre os efeitos destas substâncias, na capacidade de condução.- Díptico informativo com um formato de cartão de crédito desdobrado, contendo informação sobre os efeitos do consumo de álcool/drogas sobre os condutores – Outdoors. – Anúncio de imprensa. As áreas geográficas de cobertura a privilegiar no Natal e Ano Novo compreenderam as portagens e áreas de serviço das principais auto-estradas utilizadas nesta quadra. 95 data 26-06-2003 11:12:08 112014728 sim sim [Perfis] campanhas_2001.jpg