Encontro “Entrelinhas”

0

Ajuda telefónica em debate no Centro Ismaili, Lisboa22 e 23 de Abril de 2004O Instituto da Droga e da Toxicodependência vai realizar nos próximos dias 22 e 23 de Abril o II Encontro de Linhas Telefónicas de Ajuda – “Entrelinhas”  que terá lugar no Centro Ismaili, em Lisboa. Pretende-se com esta iniciativa  partilhar experiências, reflectir estratégias para fazer face às dificuldades específicas destes serviços e promover uma melhor articulação entre os mesmos. Para o efeito, foram convidadas todas as linhas telefónicas de ajuda nacionais.  O primeiro dia após a sessão de abertura, na qual estará presente Fernando Negrão, presidente do Conselho de Administração do IDT, Fernando Mendes, vogal do Conselho de Administração e Paula Marques, directora-coordenadora do Departamento de Prevenção do instituto, serão apresentadas as Linhas que  surgiram após o I Encontro, ou que nele não participaram. .À tarde, realizar-se-ão duas conferências sobre: A Intervenção Telefónica de Ajuda e os Novos Meios de Comunicação por Hans Volker–Halpel  e A Monitorização dos Serviços por Bjorn Hibell, respectivamente o Presidente e Vice-presidente da Federação Europeia das Linhas Telefónicas de Ajuda. Área da ToxicodependênciaO segundo dia será dedicado à realização, em simultâneo, de cinco Grupos de Trabalho, espaços de reflexão temática de carácter contínuo, nos quais se irão abordar temáticas especificas deste tipo de intervenção assim como: a gratuitidade como um problema; a formação dos técnicos, o acompanhamento ou supervisão e o voluntariado; metodologias de avaliação; articulação entre os serviços e a ética na intervenção telefónica de ajuda.

PROGRAMA

Dia 22 de Abril 2004

  9.30h – Sessão de Abertura  10.00h – As Linhas em Presença  – Apresentação dos Serviços Telefónicos de Ajuda  11.30h – Pausa para Café  11.45h – Reinicio dos Trabalhos  13.00h – Pausa para o Almoço  14.00h – Visita Guiada ao Centro Ismaili  14.30h – Reinicio dos Trabalhos  16.00h – Pausa para Café  16.15h – Conferências  A Intervenção Telefónica de Ajuda e os Novos Meios de Comunicação  A Monitorização dos Serviços Europeus de Ajuda na Área da Toxicodependência     18.00h – Conclusões e Debate  18.30h – Inscrições para os Grupos de Trabalho

  Dia 23 de Abril 2004

  9.30h – Grupos de Trabalho

Grupo I – Gratuitidade como um Problema

Este grupo de trabalho tem como objectivos estratégias de intervenção no sentido de minimizar a utilização inadequados dos serviços telefónicos gratuitos. O objectivo principal dos serviços telefónicos de ajuda gratuitos assenta no acesso rápido e   imediato a todos os cidadãos.  Sendo este um aspecto positivo, a gratuitidade também tem os seus aspectos negativos:  elevada percentagem de brincadeiras;  erotização das chamadas;  casos de solidão;  questões desadequadas, esvaziamento de funções sentidos pelos técnicos.

Grupo II – A Formação dos Técnicos, o Acompanhamento ou Supervisão e o Voluntariado

Este grupo de trabalho tem como objectivo principal o debate da necessidade de formação e acompanhamento das equipas e também a abordagem da questão do voluntariado nestes serviços de ajuda.  

Grupo III – Metodologias de Avaliação

Neste grupo de trabalho procurar-se-á reflectir sobre os diferentes indicadores e metodologias de avaliação utilizadas nos diferentes serviços telefónicos, assim como a discussão das principais dificuldades em avaliar a intervenção feita por estes serviços.

Grupo IV – Articulação Entre os Serviços

Este grupo de trabalho tem como objectivo  reflectir e debater a articulação dos serviços telefónicos de Ajuda e esboçar conjuntamente uma estratégia de intervenção.

Grupo V – A Ética na Intervenção Telefónica de Ajuda

Este grupo de trabalho tem como objectivo  reflectir e debater sobre a ética e a deontologia dos serviços telefónicos de Ajuda e esboçar conjuntamente um Código deontológico que se constitua como a referência  a adoptar pelos técnicos e respectivos serviços.11.30h – Pausa para Café11.45h – Reinicio dos Trabalhos13.00h – Pausa para Almoço14.30h – Reinicio dos Trabalhos16.00h – Apresentação das Conclusões dos Grupos18.00h – Encerramento