Workshop – “Redução de Riscos e Minimização de Danos”

0

3 de Maio, às 10 horasRestaurante “Mar de Sabores”, Parque da Nações, LisboaO Instituto da Droga e da Toxicodependência realiza na próxima segunda-feira, dia 3 de Maio, o Workshop ““Redução de Riscos e Minimização de Danos”, evento que terá lugar no Restaurante “Mar de Sabores”, no Parque das Nações.  A presidir à Sessão de Abertura deste Encontro, marcada para as 10 horas, vai estar Fernando Negrão, Presidente do Conselho de Administração do IDT,  Helena Lopes da Costa, Vereadora de Acção Social da Câmara Municipal de Lisboa e António Meliço-Silvestre, Encarregado da Missão da  Comissão Nacional de Luta Contra a SIDA(CNLCS) O objectivo deste Workshop, promovido pelo Departamento de Tratamento, Redução de Danos e Reinserção/Núcleo de Redução de Danos  do Instituto da Droga e da Toxicodependência, em articulação com a Delegação Regional de Lisboa e Vale do Tejo é o de  promover a discussão técnica sobre Redução de Riscos e Minimização de Danos (RRMD) criando assim um espaço de reflexão e partilha entre os técnicos do IDT.Este Encontro decorrerá ao longo do dia, com a realização de várias Oficinas de Trabalho em simultâneo, estando previsto o Encerramento dos trabalhos para as 18.30 horas, numa Sessão que contará com a presença de Cecília Escarameia, Vogal do Concelho de administração  do IDT para o Tratamento, Redução de Danos e Reinserção, Teresa Nunes Vicente, também do IDT, e Paula Brum, Delegada Regional de Lisboa e Vale do Tejo.

PROGRAMA

9:00 – Abertura do Secretariado10:00 – Sessão de Abertura        Dr. Fernando Negrão – Presidente do Conselho de Administração do IDT        Dra. Helena Lopes da Costa  – Vereadora de Acção Social da Câmara Municipal de Lisboa        Professor Doutor António Meliço-Silvestre – Encarregado de Missão da CNLCS10:30 – Oficinas de Trabalho11:30 – Pausa para café11:45 – Oficinas de Trabalho13:00 – Almoço *14:30 – Oficinas de Trabalho15:30 – Pausa para café16:00 – Conclusões e Debate        Dra. Paula Vale Andrade – Responsável do Núcleo de Redução de Danos        Moderadores das Oficinas de Trabalho17:30 – Sessão de Encerramento        Dra. Cecília Escarameia – Vogal do Conselho de Administração do IDT para o Tratamento, Redução de Danos e Reinserção        Dra. Teresa Nunes Vicente – IDT        Dra. Paula Brum – Delegada Regional de Lisboa e Vale do Tejo18:30 – Cocktail *                                                                                   *No local do Workshop

Oficinas de Trabalho

Oficina I  – Moderador – Dra. Paula Brum (DRLVT)  /  Dinamizador – Dr. Miguel Sampaio (NRD)     (Pre) Conceitos em RRMD          a) Princípios          b) Estratégias de Intervenção  (Dr. Luís Patrício e Dra. Teresa Nunes Vicente – CAT Taipas)          c) Limites da IntervençãoOficina II – Moderador – Dr. Luís Fonseca (CAT Peniche) /  Dinamizador – Dra. Paula Vale de Andrade (NRD)     RRMD e Relação de Ajuda          a) Importância e Especificidades (Dra. Isabel Neves – CAT Coimbra)          b) Expectativas dos técnicos (Dra. Eugénia Soares – CAT Leiria)          c) Factores que influenciam a mudança de comportamentos (Dr. Luís Fonseca – CAT Peniche)Oficina III – Moderador –  Dr. Dinis Cortes (DR Alentejo)  /  Dinamizador – Dra. Isabel Rodrigues (NRD)     RRMD e Parcerias          a) Objectivos do Trabalho em Rede (Dr. Dinis Cortes – DR Alentejo)          b) Formas de Articulação (Dr. Walter Rodrigues – CAT Elvas e Dr. Mohammad K. Alvatar – Badajoz)Oficina IV  – Moderador – Dr. Medeiros Paiva (DRN)  /  Dinamizador – Dra. Sofia Borges Pereira (NRD)      Acompanhamento e Avaliação de Equipas de Rua          a) Diagnóstico / Planeamento (Dra. Anabela Santos – CAT Oriental)          b) Metodologias de Avaliação (Dra. Paula Portela – CAT Vila Nova de Gaia)Oficina V  – Moderador – Enf.º José Júlio (DR Algarve)  /  Dinamizador – Dra. Susana Shirley (NRD)     Novos Consumos / Novas Drogas / Velhos Problemas          a) Contextos de Intervenção (Enf.º António Malta – SCAT / DR Algarve)

          b) Experiências Inovadoras (Pill Testing e outras) (Dr. Ricardo Rodrigues – CAT Olhão)