Accostamento alla droga

0

Toxicodependência

Condição caracterizada pela necessidade incessante de uso contínuo de substâncias psicotrópicas em sentido amplo, sem qualquer consideração pelos danos decorrentes. Dependendo se uma única droga ou mais de uma droga é usada habitualmente, falamos de dependência monotóxica e polidependência, respectivamente.

  • Alternative al carcere per i tossicodipendentiO conceito de T. é particularmente complexo e sua própria delimitação de condições semelhantes coloca problemas difíceis;
  • por exemplo, a diferença entre uso habitual e uso forçado de drogas está longe de ser clara; o estado de intoxicação crônica, um requisito específico de t.
  • Tradicionalmente entendido, não é constante e não pode ser considerado um elemento caracterizante.

A prova dessa incerteza de definição pode ser considerada a recomendação do Comitê de Especialistas da OMS para substituir os dois termos, t. e hábito, com o da toxicodependência; denominação que, ao contrário de t., não implica juízos morais e que contribui para a consideração de t. uma doença social a ser prevenida e tratada e não um vício a ser reprimido.

Tem ainda a vantagem de evidenciar a vastidão do problema, de incluir o alcoolismo crónico entre os toxicodependentes e de constituir um útil ponto de referência para as medidas gerais a tomar no combate a esta complexa forma de toxicodependência.

Os medicamentos mais frequentes

As drogas que mais recorrem em toxicodependentes são: a) narcóticos naturais, semi-sintéticos ou sintéticos como o ópio nas suas diferentes preparações, os seus constituintes naturais (morfina, codeína), análogos semi-sintéticos (heroína, desidrocodeinona) ou sintéticos ( metadona, meperidina, pentazocina) por seu efeito no estado de consciência, no humor (geralmente no sentido de euforia, às vezes no de disforia) e no limiar da dor.

  • hipnóticos, barbitúricos ou não, tranquilizantes menores e o próprio álcool, para efeito eufórico e relaxante;
  • psicoestimulantes, como a anfetamina e a cocaína, que potencializam o tom de humor e a
  • cenestesia e às vezes a atividade criativa, mas que podem aumentar a agressividade e
  • induzir, ou favorecer, o desenvolvimento de estados alucinatórios e paranóides ;

Le Tossicodipendenze Oggi: Come affrontarle grazie all'aiuto dello PsicologoAlucinógenos propriamente ditos, como dietilamida de ácido lisérgico (LSD; ➔ lisérgico, ácido), mescalina, psilocibina, derivados de triptamina e preparações de cânhamo indiano com alto teor de ingredientes ativos, pela atividade desrealizadora que promovem; e).

Um grupo heterogêneo de substâncias que estão no mercado para os mais díspares usos (éter, gasolina, tricloroetileno, solventes para aeromodelismo), que têm efeito intoxicante e às quais a maconha pode ser associada, o que difere de outros produtos indianos de cânhamo devido ao baixo teor de ingredientes ativos. Os grupos c, d e e são incluídos de acordo com um modelo que pode não ser dependente.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here